sexta-feira, janeiro 22, 2010

REVISITANDO A CONFRARIA - ANO 2009

ANTES DE... "REVISITAR", ALGUMAS REFLEXÕES
O Ano de 2010 nasceu há pouco mais de três semanas.
De tão jovem, ainda nada ocorreu digno de registo no que respeita à vida da nossa Confraria. Falta pouco menos de uma semana para que seja traçado o seu destino: a continuidade ou o "encerramento" desta espécie de Irmandade.
Com quase 10 anos vida, muita coisa presenciámos. Desde o desaparecimento físico para sempre de cinco dos nossos amigos confrades, até aos salutares e memoráveis mais de 120 convívios. Deixar morrer (matar) a Confraria será sempre um "crime". Esperamos que tal não venha a suceder. Mas se a (falta de) vontade dos confrades, presentes na Reunião Geral de Confrades convocada para o próximo dia 28, determinar o fim da Confraria, aqui fica já e para todos, os meus votos de boa saúde, muitos anos de vida e que tenhamos a coragem de apagar da nossa memória um sonho/realidade que não tivemos nem disponibilidade, nem interesse para lhe dar continuidade.
cNeves

Termina, já a seguir, com o ano de 2009, esta crónica cronológica com a qual tentámos Revisitar a Confraria.
Esforçámo-nos para conseguir registar tudo o que de mais interessante se passou desde o ano de 2000. Acreditámos que algo nos teria escapado. Porém, até ao momento, o "feedback" foi nulo. Nada os foi apontado, nada nos foi criticado, ninguém se pronunciou sobre o nosso escrito. Poderemos (!?) concluir que nada ficou sem referência e tudo o que apresentámos foi o suficiente e sem esquecimentos, recolhendo portanto, o parecer favorável dos confrades. Ainda bem... se assim foi. Isto é... se é que alguém (algum...) passa os olhos pelo Blog. É uma dúvida que nos tem atormentado. Mas não desistimos! Até hoje!
Uma última palavra, para agradecer o excepcional desempenho do último Directório. Pelo esforço e sua capacidade de organização e principalmente pela sua disponibilidade que me permitiu viver ver e viver mais um ano de convívio com tantos amigos/confrades. Um muito obrigado do cNeves.

ANO DE 2009
2 convívios "FORA DE PORTAS"

















- 29/01/2009 - Para a eleição da nova Direcção, teve lugar a REUNIÃO GERAL DOS CONFRADES, no Café Império. Uma vez mais esteve em discussão a eventual dissolução da Confraria. Para que tal não se tornasse uma triste realidade, um grupo de confrades dispôs-se a assumir a Gestão da Confraria, dada a inexistência de listas concorrentes à eleição. Foi aceite por maioria e aclamação a disponibilidade dos confrades pelo que os Orgãos da Confraria ficaram assim constituídos:
DIRECTÓRIO: J Lobato, M Marcelino, F Merca, S Reis, e Fig Santos e O Torres.
ASSEMBLEIA GERAL: J Abrantes e R Cruz.
- 29/05/2009 - O BLOG da Confraria arranca, depois de 2 anos "em hibernação".
- 20/06/2009 - 11º convívio "FORA DE PORTAS" - Passeio no SADO - Almoço em Alcácer, passeio pelo Rio Sado até Setubal, regresso de autocarro ao ponto (porto) de partida. Alargado aos cônjuges dos confrades.
- 16/09/2009 - António Ferreira Batalha confrade 46, deixa-nos para sempre, vitima de doença.
- 24/10/2009 - 12º convívio "FORA DE PORTAS" - ALPIARÇA - Visita ao Museu de Alpiarça Casa dos Patudos. Almoço. Viagem de autocarro pelos confrades interessados. Importante e decisiva colaboração do confrade M Marcelino. Alargado aos conjuges dos confrades.
- 29/12/2009 - ALMOÇO DE NATAL - o 3º. Restaurante Luz, em Lisboa. Alargado aos conjuges dos confrades.
- Tiveram lugar 9 almoços no Café Império.
A CONFRARIA FECHA O ANO COM 45 CONFRADES
Fotos no Album link no título
cNeves

3 comentários:

Anónimo disse...

ÓPTIMO TRABALHO EFECTUADO PELO INDEFECTÍVEL Nº 1 - CÂNDIDO NEVES, QUE TEM SIDO O SUPORTE ELECTRÓNICO DA CONFRARIA, COM O SEU FIO CONDUTOR... E PACIÊNCIA...
FAÇO VOTOS PARA QUE A SEMENTE LANÇADA QUASE TODOS OS DIAS POR ESTE CONFRADE FRUTIFIQUE NO PRÓXIMO ALMOÇO COM UMA PARTICIPAÇÃO MASSIVA E CONCLUSIVA.
Zé Marcelino

Joaquim Gomes disse...

Caros Confrades,
Estamos de parabéns pelo facto de termos na nossa Confraria um elemento chamado cNeves.
A compilação exaustiva que fez sobre as actividades da nossa Confraria, ao longo dos 10 anos da sua existência, é uma obra de muita pesquisa e trabalho de muitas horas.
Deixo-lhe aqui o meu muito obrigado, não só por me ter feito recordar todos os principais acontecimentos da vida da Confraria, mas também, pela disponibilidade e amor demonstrado pelas coisas da Confraria.
Bem Haja!
Rosario Gomes

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo com os dois comentaristas anteriores, mas meu amigo ainda podes fazer mais e melhor e tu és capaz, porque és BOM nisto. Mas melhor ainda é que eu bem sei que também és um ÒPTIMO SER HUMANO embora benfiquista. Pelo ÒPTIMO recebe um abraço. Ass) Veríssimo