terça-feira, janeiro 05, 2010

CARTA AOS CONFRADES, do DIRECTÓRIO

Com o pedido de publicação, segue uma declaração do Directório da Confraria, que nos chegou via e-mail
Caros confrades,
Em Setembro de 2008, quando a Confraria estava a claudicar, não obstante o trabalho meritório por todos reconhecido, da anterior Direcção e apesar da vontade expressa de todos os Confrades presentes de que não deveríamos deixar morrer a estrutura montada, nós os dois, com o Luís Fonseca, assumimos a responsabilidade (em desespero de causa) de continuar a Confraria até Janeiro de 2009.
Neste período, por motivos pessoais, não pudemos contar com a colaboração do Confrade Fonseca. Contudo, não desistimos e aproveitando a estrutura anterior e o espectro de dissolução, conseguimos dinamizar os nossos almoços negociando condições e promovendo a presença dos Confrades. Este objectivo foi plenamente conseguido e até hoje a média de presenças é superior a 20 elementos.
Preparámos o almoço de Natal que teve adesão significativa e pelas opiniões que nos expressaram foi do agrado de todos.
Nas eleições de Janeiro de 2009 voltámos a verificar um impasse nas candidaturas e não obstante a nossa posição de renúncia, anuímos em prolongar a nossa gestão mas na companhia dos Confrades Fernando Merca, Torres, Figueiras e Marcelino.
Renegociámos novamente as condições do nosso almoço mensal e fizemos o seguinte:
- Mantivemos uma média superior a 20 presenças nos nossos almoços;
- Promovemos um "Passeio no Sado" que teve uma grande adesão e o agrado de todos os Confrades;
- Promovemos uma visita a Alpiarça, com o dinamismo e intervenção dominante do Confrade Marcelino. Esta visita foi também, em termos de adesão e satisfação, um êxito absoluto;
- Com a ajuda imprescindível do Confrade Neves que foi o criador do nosso Blog e é o seu Gestor, ajudámos a promover este meio de comunicação e de partilha de ideias;
- Por fim organizámos o nosso almoço de Natal que, pela aderência que teve foi mais uma prova inequívoca da vitalidade da nossa Confraria;
- Em todos os eventos tivemos a colaboração do nosso Tesoureiro, o Confrade Gomes;
- Neste período não pudemos deixar de lamentar o falecimento do nosso Confrade Batalha.
No corrente mês de Janeiro haverá lugar a novas eleições e nós, conforme já tínhamos expresso, não seremos candidatos, pelo que é chegada a hora de outros Confrades não deixarem morrer o projecto.
Queremos em primeiro lugar agradecer o apoio de todos os Confrades, com especial destaque para os que partilharam connosco responsabilidades e trabalhos como foram os casos dos outros elementos do Directório: Alfredo Figueiras, Fernando Merca, João Torres, José Marcelino e ainda os Confrades Cândido Neves, Gestor do Blog, Joaquim Gomes, Tesoureiro e João Carriço que contratou o autocarro para Alpiarça.
A Confraria é uma vontade colectiva e, possivelmente um caso único, com dimensão, no universo dos Bancários. Está nas nossas mãos a sua continuidade. Nós fizemos com muito agrado e prazer o nosso trabalho e estamos disponíveis para colaborar e, se preciso, ajudar os novos Confrades que forem eleitos.
Obrigado a todos.
Bem Hajam.

António Manuel Sousa Reis
Jorge Rosa Lobato

___
cNeves

Sem comentários: