sexta-feira, dezembro 01, 2017

A CONFRARIA DOS 60'S EM PASSEIO PELO RIBATEJO

(Nº. 36 / 2017)

Caros Confrades e Amigos,

Estava anunciado, e cumpriu-se, o programa que nos levaria ao rio Tejo, em Escaroupim, e à Falcoria Real de Salvaterra de Magos, com almoço entre estes dois espaços da Natureza e da História, do  Ribatejo e de Portugal. Aliás, logo após a saída de Lisboa, teve o Directório a surpresa de apresentar, ao estilo de guia turístico, conforme a viagem, alguns aspectos da história dos locais por onde íamos passando, de autocarro, na A1, até Vila Franca de Xira, cuja ponte sobre o Tejo atravessámos, até ao Porto Alto, depois virando à esquerda para Samora Correia, continuando por Benavente e até Salvaterra de Magos, com primeira paragem na aldeia histórica, piscatória, de Escaroupim, na margem esquerda do Tejo. Aí, com dois barcos à nossa espera, fizemos de seguida duas horas e meia de passeio pelo Tejo, onde afinal só faltou um pouco de sol (houve céu encoberto, sempre) para que a paisagem de eleição por onde navegámos tivesse ainda mais brilho. 

Enfim, depois da maravilha do ambiente em redor, que solicitou centenas de disparos de máquinas fotográficas e algumas filmagens, com as informações e explicações dos guias (também marinheiros) de serviço, a preceito - da empresa Rio-a-Dentro - e os comentários e sentimentos de satisfação a saírem de entre a comitiva, deixámos o Tejo e fomos a caminho do almoço, novamente em autocarro - da Isidoro Duarte, com o jovem motorista Luís ao volante - para o restaurante "O Canto do Vaz", onde nos esperavam os pratos encomendados: as preferências manifestadas antes por Confrades, Familiares e Amigos, vinte e cinco ao todo, conforme abaixo se esclarece.

PARTICIPANTES NO PROGRAMA "A CONFRARIA DOS 60'S NO RIBATEJO"

Confrade António Nicolau e Alice Pereira
Confrade Cândido Neves e Maria Iria Neves e
Cristina Barbosa
Confrade João Grilo e Ana Grilo e Teresa Cordeiro e
Luís Cordeiro
Confrade João Merca
Confrade José Marreiro
Confrade Luís Fonseca e Rosário Fonseca e Natália Ínsua e Inês Ínsua e Bruno Figueiredo e 
Ana Leite e Orlando Leite
Confrade Madalena Rodrigues
Confrade Manuel Sá
Confrade Nelson Lima e Alda Santos Lima
Confrade Sena e Almeida e Clara Almeida e
Clementina Teles Gomes

Esteve também no nosso almoço o motorista Luís, a nosso convite. 

Só não pudemos contar, no almoço, com a participação de Manuel Libório, que foi nosso colega bancário, nas agências do Banco Borges & Irmão de Vila Franca de Xira e, depois, Samora Correia, e que ajudou, no local, nos contactos do Directório para a escolha do restaurante. Infelizmente, por estar a viver uma inesperada gripe, não pôde corresponder ao nosso convite. Aqui deixamos, além dos votos de que esteja completamente restabelecido, o agradecimento da Confraria dos 60's, pela sua excelente colaboração.

Terminado o almoço, que decorreu com qualidade e o espírito de confraternização do costume, voltámos ao autocarro, rumo à Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, com muitos grupos em visita nesse dia. Em resumo, o que vimos e ouvimos foi muito e de largo interesse: Vimos um pequeno filme sobre a falcoaria, em geral; Visitámos uma exposição documental - História breve da falcoaria através dos tempos e em Portugal; Recebemos as informações dos falcoeiros; Vimos, de muito perto, diversas aves, em espaço aberto, sendo-nos dadas a conhecer as suas particularidades, da boca de especialistas que sabem do que falam e que o fazem, com empenho e sentido de missão. Para o fim, estava reservada uma brilhante demonstração, em espaço exterior, na qual um falcão, largado pelo falcoeiro, para o efeito, cumpriu o objectivo de caçar uma ave (simulada) e, de seguida, teve por isso a devida recompensa, o que também pôde ser observado, ali mesmo, com pormenor, pelo grupo de visitantes.

Cumprido o programa, faltava regressar a Lisboa, o que se fez de imediato, numa viagem tranquila, na qual o Confrade Cândido Neves, informando saber ser esse o sentimento geral do grupo, manifestou o apreço pela experiência vivida, e apresentou parabéns ao Directório pelo trabalho realizado, que tinha permitido cumprir com satisfação geral o anunciado passeio no Ribatejo, para a Confraria, Familiares e Amigos. No mesmo sentido, outros membros do Grupo haveriam ainda de, durante as saudações de despedida, reforçar a mesma apreciação, o que de todos se agradece, como também, já posteriormente, a expressão do Confrade Cândido Neves, em mail que nos dirigiu, do seguinte teor:

"Não é demais referir o excelente programa que elaboraram e a forma magnífica como o mesmo foi executado. 
Um dos mais completos e o mais diversificado dos programas organizados pela nossa Confraria, a que tive a oportunidade de estar presente.
Não poderia ter corrido melhor pelo que pessoalmente o considero um êxito  endereçando, uma vez mais, os meus parabéns ao Directório fazendo-o em meu nome e dos(as) amigos (as)que me acompanharam.
Lamento,  é a minha opinião… o reduzido número de Confrades que se inscreveram. Pelas ausências e por se terem auto-excluído de uma magnífica jornada, que o foi por tudo o que atrás referi e ainda pelo ambiente de amizade que esteve sempre presente. Ah! E até não choveu…".

Satisfeitos, assim, TODOS, pelo que foi vivido nesta realização externa da Confraria dos 60's - TODOS, quer dizer, os Confrades presentes e os Familiares e Amigos que eles conseguiram entusiasmar para estarem no programa, mas também os Confrades que, sejam quais as razões, não foram mas hão-de gostar de saber que "correu bem" - resta ao Directório (e à Mesa da Reunião Geral, que também trabalhou para este fim) afirmar que vai continuar na mesma orientação, de proporcionar o melhor para bem dos Confrades, e de seus Familiares e Amigos, quando for o caso.

Muito oportuna a divulgação de fotografias, partilhando-as - o WeTransfer é uma boa solução, como o Confrade Neves já está a fazer, e também nós o faremos - e ainda de vídeos. Entretanto, pela parte do Directório, aqui deixamos já o link do vídeo (longo, mas tão sintético quanto possível) de tudo o que foi filmado. O vídeo está no nosso canal do YouTube e pode ser visto clicando em  



E, como estamos a caminho, lembramos, a finalizar, que o nosso almoço de Natal, aberto a Familiares e Amigos, vai ser no dia 16 de Dezembro, no Império. Daremos mais informações. Mas gostaríamos de uma "enchente". Será possível? Oxalá!

Saudações fraternas.

O Directório

(P.S. - Algumas fotos)

Confrariados60's no Ribatejo-1-Escaroupim-Aldeia piscatória-25Nov2017

Confrariados60's no Ribatejo-2-Passeio no Tejo-Um dos dois barcos-25Nov17

Confrariados60's no Ribatejo-3-Passeio no Tejo-O Tejo e as margens-25Nov17

Confrariados60's no Ribatejo-4-Passeio no Tejo-Muitos motivos de interesse-
25Nov17

Confrariados60's no Ribatejo-5-O almoço, no "O Canto do Vaz"-25Nov17

Confrariados60's no Ribatejo-6-Falcoaria Real de Salvaterra de Magos
25Nov17

Confrariados60's no Ribatejo-7-Falcoaria Real de Salvaterra de Magos
25Nov17





4 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de ter ido nesse dia, mas foi impossível. Pelo vídeo e foto verifico que foi muito bom. Só não sei a ementa. Quanto ao almoço de Natal, e a primeira vez que vou faltar mas como é no dia do circo, não dá.

CONFRARIA DOS 60s disse...

Comentário enviado pelo Confrade Cândido Neves, para o nosso endereço de mail confrariados60s@hotmail.com, em 1 Dez 2017.

"Caros Confrades do Directório
a/a Confrade Manuel Sá

Acabo de visionar o vídeo do passeio da Confraria dos 6os no Ribatejo.

O vídeo e a sua qualidade é a cereja no topo do “bolo”, como recordação daquele soberbo dia.
Sobre a viagem já teci o meu comentário, que agradeço ter sido transcrito, por vós, no nosso blogue.
Agora é tempo de dar os meus sinceros parabéns pelo vídeo com que nos presentearam.
A começar pela criteriosa escolha das imagens que, para os que não estiveram presentes são bem um documento real do que perderam. Os comentários escritos, o sentido de oportunidade, a qualidade da imagem, o enquadramento, o sentido de oportunidade na captação das imagens, o fundo musical, tudo num belo vídeo!
A terminar… a edição! Fabulosa (e sei do que estou escrevendo…)! Posso, devo, considerá-la digna de um profissional.
Agradecido, envio os meus parabéns ao Confrade Sá na qualidade de “cameraman” e editor.
Agradeço antecipadamente a esse Directório o favor, se assim acharem, de dar conhecimento daquele meu comentário, a todos os confrades.

Saudações fraternas
Cândido Neves

PS: Não o publico directamente no blogue porque, por qualquer problema informático, os comentários que anteriormente tentei colocar não foram recebidos.

Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória disse...

Agradeço, pessoalmente, mas também em nome do Directório, o comentário do Confrade Neves, sobre o vídeo do programa "A Confraria dos 60s no Ribatejo". Como sabe quem, minimamente, tem algum trabalho nesta área da edição de vídeo, e por muito rudimentares que sejam os meios e as competências pessoais e técnicas para o fazer, por vezes conseguimos sair-nos bem, de uma tarefa que é exigente, e que solicita, também por vezes, horas de procura contínua, até se chegar ao que nos parece que está finalizado, com qualidade mínima, mas quantas vezes não é bem isso que acontece... Ora, nada melhor do que ter algum retorno (de feição positiva ou negativa) e isso é de agradecer. E é necessário, nomeadamente, porque é uma forma de colhermos a informação sobre se o que (e como) estamos a fazer, agrada ou não; importante como facilitador de correcções, melhorias e... incentivos ao autor. Obrigado ao Confrade Neves, mas também ao Directório, que me tem transmitido a confiança para que, pessoalmente, continue a retratar deste modo, realização após realização, a vida da Confraria. E esse é, simplesmente, parte do meu papel e objectivo, enquanto for membro do Directório, ou seja, até Março 2018. Obrigado.

CONFRARIA DOS 60s disse...

Relativamente ao que o Confrade Neves diz no seu comentário, em PS: Estivemos a analisar a situação e não encontrámos COMENTÁRIOS recebidos, por aprovar - é uma regra do nosso blog, desde a sua criação, os comentários serem aprovados pelo administrador do blog. Veremos muito em breve, com o Confrade Neves, a razão de acontecer o que refere - "os comentários que anteriormente tentei colocar não foram recebidos", para que a situação não se volte a repetir.