sábado, setembro 21, 2013

(43/2013) - SERÁ QUE A CONFRARIA AUMENTARÁ COM A ENTRADA DE DOIS CONFRADES?

DOIS REFORMADOS DO BBI INTERESSADOS EM ADERIR À CONFRARIA?




No dia 29 de passado mês de Agosto, uma quinta-feira, dois amigos, o Gomes e o Neves (também Confrades) foram almoçar no Café Império, “oficiosamente”, ou seja, de livre, particular e espontânea iniciativa.
Dada a crise, optaram pelo “buffet”, constituído por um dos pratos do dia, sobremesa e uma bebida ao que se acresce, à vontade do cliente, saladas e outros acompanhamentos, sendo a capacidade do prato o limite. Assim, um dos confrades que ao menu acrescentou uma segunda bebida e o café, que são pagos separadamente, viu-se perante uma conta que atingiu um total de 7,40€. Temos de nos adaptar aos difíceis tempos que atravessamos…
Acabados de se sentarem para iniciar a refeição, eis que foram abordados por um colega. Depois de reconhecido, apesar dos anos passados desde a última vez que estivemos juntos e após os cumprimentos de boas vindas, inquiriu se fazíamos parte da Confraria, enquanto olhava em redor, surpreso pelo exíguo número de Confrades presentes, pois tinham-lhe falado de um grupo de colegas reformados que se juntavam num almoço no Café Império, às quintas-feiras. 
O mistério deixou de o ser quando informámos que efectivamente nos reuníamos às quintas, mas apenas na última de cada mês.
Tivemos de repetir a explicação a outro colega que entretanto chegara e que combinara encontrar-se com o nosso interlocutor. Qualquer deles jamais tinha frequentado o Café Império.
Convidámo-los para a nossa mesa. E depois de um deles se ter servido do “Buffet”, falámos sobre os princípios e objectivos da nossa Confraria, prestando ainda alguns esclarecimentos – os básicos… - sobre as condições para a admissão.
E mais uma vez constatámos que se mantém o "mito" da nossa Confraria se encontrar aberta apenas a GERENTES pois, segundo os nossos companheiros nos afirmaram, foi-lhes transmitida a tal "exclusividade" na admissão. A Confraria encontra-se aberta a todo o qualquer ex-funcionário do BBI. 
Os Confrades que fazem parte da nossa Confraria trabalharam não só em Dependências, onde desempenharam vários cargos e funções, como nos serviços Administrativos, em sectores bem diversos. As condições a observar para se fazer parte da Confraria não excluem candidatos no que diga respeito ao seu local de trabalho ou funções exercidas.
Nas despedidas,pessoalmente, convidámo-los a estarem presentes no próximo almoço, dia 26 do corrente mês.
Segundo nos disseram, só algo de imponderável impediria a sua presença no próximo almoço/convívio.
Eis os nomes daqueles dois eventuais novos Confrades.
O primeiro, é o Paulo Viana, o segundo é o Carlos Zenha.
Cremos que muitos dos Confrades os conhecem.
rGomes
cNeves


4919

3 comentários:

Anónimo disse...

17 de Setembro de 2013
Para:Confraria dosSessentas (confrariados60s@hotmail.com)
Boa noite confrades amigos
Li com agrado o interesse dos colegas em visitarem a nossa confraria.
Conheço bem o Paulo Viana, pois foi sempre um colega simpático e
atencioso, tem uma boa voz,e adora música, mas não me recordo do
Carlos.
Lá estarei no nosso almoço para os receber.
Um abraço e folgo por estarem bem de saúde.
M.Amáli

Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória disse...

A entrada de membros para a Confraria é questão que se tem colocado, ao longo dos últimos anos, de forma recorrente. Alguns antigos colegas do BBI estiveram em almoços, nos últimos dois anos (casos de Canto e Castro, Manuel Baptista e, mais recentemente, Fragoso) os quais deveriam ser contactados de novo para se saber do seu interesse em continuarem a participar nos almoços mensais e, por consequência, na entrada para a Confraria se, nos termos das Normas, e havendo entendimento interno e proposta nesse sentido, for de o propor, o que carece de aprovação dos membros dos órgãos dirigentes e do Conselho de Fundadores. Na mesma linha de pensamento, o Paulo Viana e o Carlos deverão naturalmente ser recebidos da forma que a Confraria costuma praticar, quando alguém ex-BBI, como nós, é convidado a participar, e cumprida a experiência de relação mínima com as realizações mensais da Confraria, deverão ser convidados a entrar, se for esse o entendimento e para isso houver proposta e os órgãos que as Normas explicitam, nesse sentido da admissão se pronunciarem positivamente, por unanimidade, como está estatuído.

Manuel Sá.

Anónimo disse...

Antonieta Santana (
Enviada: domingo, 22 de Setembro de 2013 20:54:27

Caros Confrades

Espero que todos se encontrem de boa saúde e tenham aproveitado bem este Verão que teima em não partir.

Como é do vosso conhecimento, não sou muito assídua em comentários no Blog, e penitencio-me por isso, pois para quem gere um Blog é sempre agradável ter um "fead back". Mas leio tudo o que é publicado.

No entanto, desta vez decidi fazê-lo. E porquê?

Porque li com muita satisfação o vosso mail, em que informavam da possibilidade de termos como próximos Confrades o Paulo Viana e o "Cárlos Mária" (como nós, carinhosamente lhe chamávamos, no Balcão).

Estavam ambos no Balcão da Fontes quando eu fui para lá como sub-gerente. Eram pessoas muito educadas,simpáticos e com quem dava gosto conversar. Só tenho boas recordações deles e também saudades.

Gostaria que estivessem presentes no próximo almoço e tomassem a iniciativa de se candidatarem a Confrades. Embora a minha posição na Confraria, não me dê poder deliberatório nem eu o desejo, é com muito gosto que apoio a sua entrada.

Um abraço para todos.

Confrade



Maria Antonieta Santana.