quarta-feira, julho 18, 2012

(36/2012) VIDEO PICANCEIRA 2001, 28 de Maio



ALMOÇO E CERIMÓNIA DE “ENTRONIZAÇÃO” 

Caros Confrades 
Começa a ser possível visionar o almoço/convívio que teve lugar no dia 28 de Maio de 2001, na aldeia de Picanceira-de-Cima, na casa do nosso confrade Machado de Melo, que a colocou à disposição da nossa Confraria. 
O Directório em funções naquela altura, aproveitou a ocasião em que nos foramproporcionadas as melhores condições para levar a efeito, “com dignidade”, a cerimónia de “apadrinhar” os confrades que estivessem presentes. 
E compareceram 17. 

Eis os seus nomes: 

Abrantes, Cardoso, Cruz, Gomes, JMerca, Magalhães, Lima, Marreiro, Matias, Melo, Nicolau, Neto, Neves, Oliveira, Reis, Torres e Veríssimo. 

O “evento” foi filmado através da câmara do confrade cNeves, por ele próprio, pelo Confrade Melo e ainda pelo Confrade Veríssimo, apresentando a filmagem vários planos vertiginosos aconselhando-se a prévia medicamentação para prevenir eventuais sintomas de engôo - muitos a mexer a sopa nunca resulta… 
O actual Directório, tendo em seu poder os já muito desgastados “masters”, julgando ser capaz de levar a bom termo a tarefa, pensou ser mais importante divulgar as imagens que fazem parte da Videoteca dos 60s, do que dar importância à sua qualidade prejudicada ainda pelo desgaste da idade (das imagens…!). 
Apesar de nalguns trechos surgirem pouco definidos, os personagens são reconhecíveis e a “banda sonora” mantém alguma qualidade. As imagens recolhidas foram transferidas de cassete 8 (estava a nascer a Digital…) para VHS e posteriormente para DVD. Tanta “manipulação” também contribuiu para a degradação. 
A maioria daqueles que marcaram presença adquiriram, em 2008, um DVD sobre o acontecimento,  "Emissão de Ouro da Confraria dos 60s". 

Decidimos agora dar a possibilidade aos Confrades “mais recentes” de também participarem na “festa”. 

Assim, apesar de todos os obstáculos,  estamos a montar videos, -  com os nossos amadores e insuficientes conhecimentos e ainda com os escassos meios técnicos - num total perto da hora e meia, dividido em 4 partes, reeditando tudo o que se passou naquele maravilhoso e inesquecível dia passado na “Pica”. 

Esta publicação tenta permitir aos Confrades posteriormente admitidos “sentirem” o que, repassando das imagens dos diálogos e de todo o ambiente, é o retrato e a prova do espírito que levou à constituição da “nossa Confraria”. 

Para os que lá estiveram, certamente que não será importante a qualidade dos movimentos da câmara, da montagem, dos genéricos ou qualquer outro pormenor técnico. O que ali vemos leva-nos a reviver os momentos de confraternização, pura amizade, alegria, companheirismo e cumplicidade que estão tão patentes e jamais poderão ser desmentidos. São ainda a prova real dos princípios que levaram alguns a constituir a “nossa Confraria” que presentemente tem, activos, perto do triplo do número de Confrades que estiveram naquela jornada da “PICA”. 

Para terminar, não nos alongaremos sobre as dificuldades que poderão encontrar no visionamento, e que acima se encontram referidas. 

É tempo de informar todos os Confrades que irá estar disponível brevemente, no Youtube, um vídeo com o Título: Confraria dos 60s 2001 05mai24 PICA 1ª PARTE, que apenas poderá ser visionado por quem possuir o correspondente URL (Link), pois foi nosso entendimento não tornar pública a publicação.

Logo que terminada a respectiva montagem, daremos, por e-mail, o URL. 

Saudações fraternas 

PELO DIRECTÓRIO 
cNeves 


NOTA AO CUIDADO DO CONFRADE MERCA 
Incluiremos na 4ª parte, um documento que ele, JMerca tem recordado, milhentas vezes nos almoços
E é merecido que o mesmo seja presente a toda a Confraria desta vez na sua forma original.
Trata-se do convite/ementa, escrito pelo anfitrião Machado de Melo, com o humor que se lhe reconhece, alusões diversas cheias de “piada”, fruto de uma imaginação que vale a pena recordar, lendo mais uma vez. 

Aconselhamos que visionem as páginas escritas, em “tela cheia” e que utilizem a “pausa”, caso não lhes seja possível ler cada uma durante os 20 segundos de exposição. 

Sem comentários: